Início > Eletrônica, Telecomunicações > Memória Flash plástica – Totalmente flexível

Memória Flash plástica – Totalmente flexível


Um grupo de cientistas internacionais conseguiu fabricar uma memória Flash flexível, utilizando compostos à base de carbono e técnicas de fabricação semelhantes à impressão jato de tinta. A chamada eletrônica orgânica.

Eletrônica orgânica

Uma das principais vantagens da eletrônica orgânica é a possibilidade de fabricação de componentes e circuitos em grandes áreas, em relação aos os chips de silício que são restritos à área de pastilhas circulares de tamanhos limitados.

Mas a maior das vantagens, contudo, é o fato de que os circuitos eletrônicos orgânicos podem ser fabricados sobre substratos plásticos, finos e flexíveis.

Dos componentes apenas o transístor de memória Flash, o componente de silício encontrado nos pen-drives, continuava resistindo aos benefícios do plástico. Mas agora, Tsuyoshi Sekitani e seus colegas alemães e austríacos construíram os primeiros transistores orgânicos de memória Flash em plástico.

Flexibilidade acima de tudo

Com o intuito de demonstrar o funcionamento do novo componente, foi criado um protótipo de memória Flash fino e flexível e o utilizaram para armazenar arquivos digitais de fotos comuns. A memória assim como a sua antecessora demonstrou ser capaz de manter os dados mesmo na ausência de energia.

Para disposivos portáteis, quanto mais finas e mais leves, melhor, isso torna as memórias Flash orgânicas muito promissoras – uma provável aplicação pode estar surgindo, serão as pulseiras MP3.

Fonte:Inovação Tecnológica

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: