Início > Aplicações, Informática > QR Codes o código de barras 2D

QR Codes o código de barras 2D


Exemplo de um QR Code

Se alguém olhou para essa imagem e assim como eu se perguntou o que seria isso? Um novo conceito de arte? Uma nova tela de algum pintor famoso que foi encontrada recentemente e vale milhões? Ou apenas olhou e disse o que bichiga é isso todo borrado? Aqui vai a resposta para essa questão.

O QR Code ( Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, isto significa que as câmeras que vêm em alguns celulares podem ser utilizadas para leitura do código.  Não por acaso o QR Code é muito usado no Japão.

Inicialmente foram criados e usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje no entanto, o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares.

Um outro meio onde você encontra bastante o uso dos QR Codes são em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.

O uso se dá da seguinte forma, gera-se um código com a informação que você desejar, seja um link, um endereço, uma mensagem, etc. Depois você precisa de um celular equipado com câmera, e o software de decodificação dos QR Codes, depois é direcionar a imagem para ser capturada pela câmera do celular e então ver a mensagem decodificada.

O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000.

Além de conter mais informação que o tradicional código de barras, o QR-code tem a capacidade de ser lido ainda que sem, até, 30% da sua integridade total. Quatro níveis define quanto o QR pode ser corrigido:

  • Nível L 7%
  • Nível M 15%
  • Nível Q 25%
  • Nível H 30%

O QR Code está sendo cada vez mais utilizado em anúncios publicitários, videoclipes e uma série de outras situações. As possibilidades são inúmeras. O mais legal é que você mesmo pode criar um QR Code de qualquer coisa!

Primeiro passo Clique aqui e baixe o i-nigma, ou então acessando via browser do seu celular a página http://www.i-nigma.mobi. O seu aparelho fará o download do aplicativo adequado para , automaticamente. Com aplicativo instalado, acesse esta página aqui , onde tem QR Code Generator, então crie seus próprios códigos.

Agora é com você, use a criatividade aliada aos QR Codes.

Para maiores informações:
wikipedia
Olhar Digital
iCaju

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: