Início > News > Briga de gigantes

Briga de gigantes


Na disputa de mercado vemos uma batalha ser travada entre a Apple e a Nokia, no que diz respeito a linha de celulares smarthphones, mas não é só isso.

A Nokia está processando a Apple por infringir patentes da empresa. E não apenas no que diz respeito a telefones celulares. Segundo a reclamação da empresa finlandesa, a infração de patentes seria “em virtualmente todos os celulares, players de música portáteis e computadores”.

Duelo de Gigantes

As patentes infringidas seriam funções chave para a Apple, como interface, câmera, antena e tecnologias de gestão de energia. De acordo com a Nokia, são tecnologias imprescindíveis  para permitir uma melhor experiência do usuário, diminuir os custos de produção, proporcionar um menor tamanho e maior duração das baterias.

Em outubro, a Nokia entrou com um processo contra a Apple por infringir 10 patentes relacionadas a dispositivos sem fio, que segundo a Nokia, a Apple se recusou a pagar as licenças. A empresa finlandesa afirma que todos os iPhones desde o seu lançamento em 2007 infringem essas patentes.

Não ficando atrás a Apple também processou a Nokia por usar 13 patentes da empresa sem autorização, todas relativas ao iPhone. A Nokia afirmou, em nota, que as patentes alegadas pela Apple são baseadas em tecnologia desenvolvida pela Nokia, o que, portanto, seria impossível ser usada como “sua”.

A birga deve ir muito longe, mas é no mínimo curioso saber de toda essa disputa bem quando a Nokia foi ultrapassada pela Apple em lucros trimestrais relativos a celulares. Em novembro,  de acordo com o relatório da Strategy Analytics que mostrou um lucro de US$ 1,6 bilhões para a Apple, contra US$ 1,1 bilhão da Nokia.

Essas duas gigantes tomam conta do mercado e essa briga vai dar o que falar. A minha opinião é que vai ser dificil sair um vitorioso nessa história, enfim acho que vai ficar na mesma e a Nokia se quiser que invista mais pesado pra retomar o mercado. Eu particularmente sou fã da Nokia, mas não posso opinar sobre a Appel pois infelizmente ainda não tive o prazer de possuir algum aparelho dela, mas pelo que vejo e ouço é uma empresa com produtos incontestáveis.

O melhor de tudo é que temos opções e não ficamos restritos a essa ou aquela. E viva a concorrência leal, igual, e justa.

Fonte: Tech Guru

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 31 de dezembro de 2009 às 19:18

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: