Início > Embarcados, Informática > Casa Inteligente – Um bom exemplo de Sistema Embarcado

Casa Inteligente – Um bom exemplo de Sistema Embarcado


Computadores cuidando do gramado, da segurança e da qualidade de vida do lar, comunicação remota instantânea com eletrodomésticos e saguões de prédio que sabem exatamente onde você está, iluminando entradas, portas de garagens que só abrem quando reconhecem o dono e elevadores que saúdam o transportado com sua música predileta.

Todo um conjunto de sistemas que pode controlar o funcionamento completo de uma casa pela tela do computador, pelo celular. E em alguns projetos mais sofisticados, por um equipamento de controle remoto que reúne todas as funções dos aparelhos eletrônicos da casa.

Já sei, isso deve ser o mais novo filme de Spielberg. Quase, mais isso é uma realidade que já podemos ver no nosso dia a dia, conforme nosso post anterior isso trata-se de um mundo de Sistemas Embarcados, incluindo no meio o meu bom e querido RFID(Identificação por Rádio Frequência).

Casa Inteligente

A Antares Áudio, Vídeo e Automação, uma empresa especialista em automação inclui em seus projetos, entre outros artigos de luxo, um que pode ser considerado o objeto do desejo. Com design inovador, o Crestron é um equipamento sofisticadíssimo, menor que um laptop, com alta qualidade de imagem e capaz de controlar a casa toda.

Cestron

Persianas, fontes de áudio e vídeo, temperatura da casa, sistemas de segurança, home theater, enfim, tudo está ao alcance graças a simples toques no painel. O conforto, a segurança e a facilidade que esse produto proporciona ao ambiente são suas principais características.

Como se não bastasse tudo isso, os projetos aliam a casa inteligente a maravilhosa AI(Inteligência Artificial), permitindo assim que os locatários não precisem ter grandes conhecimentos informáticos: A partir do momento em que o algoritmo está concluído, a casa identifica os estranhos, adapta-se aos moradores e controla o sistema.

No Brasil, o Laboratório de Automação Integrada e Robótica da UNICAMP foi um dos que saiu à frente desta nova revolução, constituindo um grupo de pesquisa na área de Automação Predial e Residencial, a partir da utilização de controladores programáveis e linguagens dedicadas para implementação de “casas inteligentes” com baixo custo de implementação.

Exemplo de uma casa automatizada

O despertador toca às 7h. O sistema integrado toca uma musica para relaxar e te fazer acordar de bom humor, liga a cafeteira. To com preguiça e fico um pouco mais na cama, mas às 7h05 começa o sistema manda um Rock para tocar no alto-falante do quarto. Levanto e olho pela varanda: a grama está cortada e as flores ainda estão molhadas, pois o sistema foi programado para irrigar o jardim às 6h. A piscina está limpa e com a água transparente, a filtragem e o controle de PH também funcionam bem. Tomo o café e saio. Já no caminho penso se liguei a segurança da casa. Pelo celular, ligo pra casa, digito minha senha, consulto informações e ligo o alarme. Durante o dia espio pela internet como está a casa através do sistema de câmeras instalados em todos os cômodos da casa, vejo meu cachorro no quintal, bem alimentado e brincando pelo sistema automático.

Cansado, já voltando do trabalho, tudo que quero é relaxar. No meio do engarrafamento falo em alto e bom som o número de minha casa e meu carro liga para o número de casa então programo a banheira. Quando meu carro se aproxima de casa, o chip localizado no veículo é identificado, a porta da garagem se abre. Coloco o polegar no identificador de digitais, ao lado da porta que da acesso a casa, os sensores de alarme são desligados e ele abre. As luzes até a entrada da casa acendem. Entro, o portão fecha. Entro em casa e começa a tocar o CD que gosto de ouvir quando chego. Coloco uma lasanha congelada no forno mas não ligo o aparelho. Vou até a banheira: está cheia, a água perfeita. Mais tarde, ainda da banheira, pego o controle remoto que comanda a casa e ligo o micro-ondas.

Ta relaxando ai pensando em tudo isso??

Mas ainda não acabou. Saio do banho, me visto e a lasanha está pronta. Janto e vou deitar assistindo a um filme novo, baixado da internet pela casa, que sabe muito bem o tipo de filme que gosto.

Fico pensando aqui, com uma casa dessas você arranja um emprego que ganhe bem e trabalhe em casa pela internet e ta feito, vai ficar curtindo a casa e se brincar ela ainda vai fazer seus projetos e ganhar a grana para que você possa sustentar tudo isso, a menos que você mesmo se garanta e resolva criar o  seu próprio sistema.

Vou ficando por aqui, pois agora tenho que ir pensar a respeito do meu sistema.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 6 de março de 2010 às 09:48

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: