Início > Segurança > Cientistas quebram chave de segurança de 768 Bits

Cientistas quebram chave de segurança de 768 Bits


Uma equipe de cientistas, incluindo investigadores da EPFL conseguiram “quebrar” uma chave de segurança de 768 bits na internet.

Eles mostraram que, se os padrões atuais de criptografia não se tornarem mais fortes, os usuários devem migrar a médio prazo, para sistemas mais seguros.

Os sistemas de criptografia garantem a segurança  no intercâmbio de dados na internet: elas são o coração do comércio eletrônico, nos sites “http” ou “https”. Assegurar sua confiabilidade é fundamental, diz a Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL) sexta-feira em um comunicado.

Os investigadores da EPFL, INRIA (França), NTT (Japão), Universidade de Bonn (Alemanha) e CWI (Holanda) conseguiram quebrar a chave RSA de 768 bits através da extracção de fatores de seus primeiros 232 dígitos. Graças principalmente ao poder de processamento dos processadores modernos, este novo recorde mundial foi atingido em menos de dois anos e meio de trabalho.

Anos de transição

Cálculos do mesmo tipo demonstraram a vulnerabilidade das chaves RSA de 512 bits em 1999 e 663 bits em 2005 e agora, finalmente, para 768 bits. Já é esperado que a chave RSA de 1024 bits usada atualmente perca a sua credibilidade durante a próxima década, revelou o comunicado.

Para Arjen Lenstra, do Laboratório de criptografia e algoritmo da EPFL, este resultado deve incentivar o uso de níveis de segurança mais elevados do que os oferecidos pela chave RSA de 1024 bits. Mas, assegura o professor, os usuários não correm grande risco para manter o sistema de criptografia durante estes anos de transição.

Nesta experiência, o Laboratorio de criptografia e algoritmo desempenhou um papel de coordenador e centro de coleta de dados. Quanto aos softwares utilisados, eles são baseados em desenvolvimentos realisados no inicio do ano 200 pelo Instituto de Matemática da Universiade de Bonn.

Fonte :20 Minutes

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: