Início > Segurança > Computadores com sistema imunológico

Computadores com sistema imunológico


Fala Galera, depois de alguns dias afastado devido a minha mudança que tive que fazer, devido a isso estar ainda sem internet, tenho tido dificuldades para postar aqui, mas verifiquei que tivemos algumas visitas fico feliz e devido a isso arranjei uma forma de poder atualizar as noticias, afinal depois que você começa não quer mais parar, então vamos lá para mais uma noticia que me chamou a atnção nesses ultimos dias.

No que concerne a segurança, um grupo de pesquisadores suíços desenvolveram um novo conceito com o intuito de proporcionar um pouco mais de segurança para nós usuários, a nova solução consiste em um novo programa que faz com que as redes de computadores atuem em conjunto de modo a evitar bugs em programas.

Denominada por Dimmunix, a ferramenta atuará como se fosse uma vacina, aumentando a imunidade dos computadores e evitando futuras falhas.

Criado por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne – EPFL, o sistema atua de forma automatica, dispensando assim o monitoramento por parte de operadores de redes.

Talvez essa possa ser uma boa ou uma má noticia!!!! Só o tempo dirá.

A abordagem se baseia no conceito de falha de imunidade. Na primeira vez que ocorre um bug em um software ou sistema operacional, o Dimmunix salva uma assinatura digital desta falha e, em seguida, observa como o computador reagirá ao problema, desta forma quando o bug está para ocorrer novamente, a ferramenta o identifica com base no seus registros e automaticamente altera sua execução, de modo que o programa continua a funcionar normalmente.

Computação em nuvem

Com o Dimmunix, segundo seus criadores, os programas de navegação na internet (web browsers), por exemplo, “aprendem” a evitar o congelamento verificado na primeira vez que ocorreu um bug associado a um plug-in (programa associado e que aumenta as capacidades do navegador).

A nova ferramenta faz uso também da tecnologia de computação em nuvem (cloud computing) para imunizar redes inteiras. Quando uma falha ocorre em uma determinada estação de trabalho, o Dimmunix produz “vacinas” que se espalham na rede, protegendo suas estações de futuros problemas semelhantes.

Sistema imunológico 

“O Dimmunix pode ser comparado ao sistema imunológico humano. Uma vez que o corpo é infectado, o seu sistema imunológico desenvolve anticorpos. Posteriormente, ao se deparar com o mesmo patógeno, o corpo o reconhece e sabe como combater eficientemente o problema”, explicou George Candea, diretor do Laboratório de Sistemas Confiáveis, onde a ferramenta foi criada.

O Dimmunix está disponível para download gratuito para programadores e interessados. Sua eficácia, segundo seus autores, foi demonstrada em programas escritos em linguagens Java e C/C++ e em sistemas em JBoss, MySQL, ActiveMQ, Apache, HTTPd, JDBC, Java JDK e Limewire.

Fonte:Inovação Tecnológica

Para maiores informações:

EPFL Actualités
Dimmunix

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: