Início > Internet, Inutilidades > Fake de Oswald de Souza faz pegadinha e tira onda

Fake de Oswald de Souza faz pegadinha e tira onda


Que a Matemática está em todo lugar todo mundo sabe disso, ou se não sabe pelo menos agora vai ficar sabendo neh.

Vamos lá, nas contas que você vai pagar no fim do mês lá está ela, no cáclculos para saber se vai dar para passar de ano lá está ela novamente, enfim para onde você olhar ela vai estar, não por acaso foi o primeiro curso onde me aventurei e cheguei inclusive a lecionar, mas percebi que o que me interessava era aplicar a matemática em outras areas como nas telecomunicações e na informatica.

Pois bem, 

O conceito geral dos matemáticos que fazem os calculos sempre pra dizer quem vai ser campeão e quem desce pra segunda divisão sofreu um abalo neste ultimo campeonato que teve, primeiro que contrariando todas as especulações o Fluminense que lutou heroicamente até o fim e teve uma arrancada espetacular que o manteve lá e o flamengo que correu por fora e conseguiu passar times que tinham tudo para ganhar bastando apenas administrar a vantagem que tinham. 

Devido a isso muitos torcedores tricolores usaram faixas nos estadios bem como a boa e velha internet para expressar repúdio aos números divulgados pelos profissionais da probabilidade, que antes da reação, apontavam pequenas chances de recuperação do time carioca.

Mas para Oswald de Souza, conhecido matemático desde a década de 80, a coisa acabou indo um pouco mais além do que devia. Um perfil falso criado na rede de relacionamentos Twitter tem divulgado cálculos como se fossem seus, o que fez até com que veículos de comunicação se enganassem. Foi o caso do GLOBOESPORTE.COM, do blog de humor “Bola nas Costas” e da coluna de Ancelmo Góis desta segunda-feira, no jornal “O Globo”.

– Não tenho Twitter, nem site oficial – disse Oswald de Souza, por telefone.

O GLOBOESPORTE.COM chegou a publicar um comentário do twitteiro que se faz passar pelo matemático sobre os protestos dos tricolores. Um grupo de torcedores, o Núcleo de Inteligência Tricolor (NIT), confeccionou camisas comemorativas da arrancada que livrou o time da degola com a frase estampada: “Rebaixamos os matemáticos”. O falso Oswald tuitou:

– Prefiro eu ser rebaixado ao Flu! – escreveu o falso matemático.

O verdadeiro Oswald nega e contesta veementemente a afirmação.

– Eu nunca diria uma bobagem dessa – disse.

 

Piadas e falsos cálculos

 O falso Oswald já conta com mais de 5 mil seguidores, entre eles, pessoas ligadas ao futebol e algumas celebridades. O plano de fundo é a personagem “Zebrinha”, que anunciava os resultados dos jogos da Loteria Esportiva no “Fantástico”. O avatar do falso matemático usa um escudinho do Flu, time de verdade de Oswald. Nesta segunda, tuitou uma piadinha com cálculos matemáticos:

 – O dia hoje está 100% entediante – tuitou o falso Oswald.

 Na madrugada desta segunda, cantou vitória pelo título do New Orleans Saints no Super Bowl.

 – Saints campeão!!! Essa eu cantei em dezembro!!!

 Verdadeiro Oswald

 Porém, assim como o “fake”, o verdadeiro e único Oswald de Souza admite que sofreu certo tipo de contestação dos torcedores por causa dos cálculos sobre o risco de rebaixamento do Fluminense. Em sua defesa, no entanto, ele cita uma reportagem feita para o “Fantástico”, com Tadeu Schmidt. Na ocasião, faltando sete rodadas para o fim do Brasileirão, Oswaldo calculou que o Flu tinha 98% de chances de cair.

– No dia seguinte, a TV Globo me perguntou: “Oswald, o que é preciso para o Fluminense não cair?” Eu disse que, se obtivesse sete vitórias consecutivas, o Flu escaparia do rebaixamento, o que foi divulgado pela Glenda Kozlowski no “Globo Esporte” do dia 26 de outubro – revelou Oswald.

Oswald disse que ainda chegou a acertar na mosca a campanha tricolor das últimas sete rodadas:

– Eu disse mais: se o Fluminense obtivesse seis vitórias e um empate, o risco de rebaixamento era de apenas 3%. Fato que realmente se confirmou no fim do campeonato. Antes da última rodada, no dia 29 de novembro, eu calculei que o risco de rebaixamento naquele momento era de apenas 21%.

Perguntado se pretende um dia entrar de vez na internet e tentar aproveitar a popularidade de seu “fake”, Oswald prefere analisar tudo antes.

– Ainda estou estudando a possibilidade de usar a internet, mas no momento, quero deixar bem claro que não estou na rede – completou.

Fonte:G1 Globo Esporte

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: