Inicial > Internet, Inutilidades > Uma brincadeira que foi longe demais

Uma brincadeira que foi longe demais


Como pude perceber  pela pequena experiência que tive durante 2 anos que estagiei no Centro de Tecnologia da UFPB, na grande maioria dos casos o grande vilão da história não é um cracker ou um super virus e sim na verdade o proprio usuário mal informado e ingênuo que utiliza o computador sem estar suficientemente preparado exercer funções simples.

O fato é que vemos hoje que ficou mais facil ter acesso a tecnologia, a computadores, internet. Dentre os maiores indices de uso da internet podemos destacar a febre que toma conta da grande maioria. São as redes sociais que tem um pouco de utilidade mas que por grande parte dos usuários é usada apenas para se exibir e para perder o tempo fuçando a vida alheia.

Confirmando esse fato é que descobri que um estudande de 19 anos, Gaúcho, usando de conhecimentos “avançados” em Paint, criou uma logomarca intitulada de “orkut Ouro” , Pedro Vanzella explicou que em uma conversa com os amigos teve essa idéia e resolveu fazer essa brincadeira que no entanto nâo é uma das mais originais pois ele já havia feito algo parecido no Facebook. A brincadeira teve como alvo usuários que queriam bisbilhotar a vida alheia, já que o logo do “Orkut Ouro” prometia que seria possível ter acesso a fotos bloqueadas de qualquer usuário da rede, mas para isso as pessoas interessadas deveriam enviar o login e a senha de suas contas do Orkut para Pedro por email. Olha só o nível de ingenuidade dessa galera!!!! – To pegando leve pra não dizer outros adjetivos.

Orkut Ouro

Em questão de horas, ele teve a sua caixa de entrada repleta de emails. “Era obviamente uma brincadeira, uma piada interna, que fugiu ao meu controle”, disse Pedro. “Isso deixa claro que as pessoas não têm preocupação nenhuma com a segurança na internet. É coisa de gente burra.” O nosso amigo aqui não economizou nos elogios.

Pedro garante que apagou todos os e-mails sem ler. Ele usou seu blog para explicar que tudo não passa de uma brincadeira. Isso é mais uma  prova de que nem é preciso muito empenho para enganar gente ingênua na internet. “Postei a imagem no meu Twitter (@pedrovanzella) e começaram a encaminhá-la. Eu tinha 400 seguidores e passei para mais de 800 em poucas horas.”

Segundo Pedro, ele está assustado com a repercussão. “Não imaginei que fosse tomar essa proporção toda. Era uma brincadeira”, repetiu. Mas há também uma pontinha de irreverência. Dois minutos depois de falar com a reportagem do Yahoo, ele postou no twitter: “Acabo de dar entrevista pro Yahoo!”

  1. Caio
    14 de fevereiro de 2010 às 23:28

    Alguns dos virus mais poderosos é no caso a falta de informação, mas que pode ser corrigido com um pouco de força de vontade por parte dos usuários.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário