Início > Gadgets > Anúncio de novos tempos no campo da telefonia celular.

Anúncio de novos tempos no campo da telefonia celular.


Nokia e Intel anunciam a fusão de seus sistemas operacionais para smarthphones, uma aliança que visa enfrentar a concorrência da Apple e do Google assim como a da Microsoft.

Intel e Nokia unidas

O acordo confirma mais uma vez o grande crescimento no que diz respeito ao mercado de softwares para telefones celulares, desde a chegada do iPhone da Apple e sistema do Google Android.

Nokia, primeiro fabricante mundial de celulares, vai fazer a fusão de sua plataforma Linux Maemo, que equipa a serie N900, com o Moblin d’Intel, que também é desenvolvido a partir de uma distribuição de software livre Linux.

“Eles entenderam que a única maneira de vencer a Microsoft e a Apple era jogar sobre o efeito de massa para ter uma plataforma sobre um grande número de celulares”, disse John Strand, CEO da empresa de consultoria Strand Consult.

O anunciu da fusão Nokia-Intel apareceu algumas horas antes do lan4amento do Windows Phone 7, a nova versão do sistema móvel da Microsoft.

A Nokia lançou há três meses apenas o seu primeiro modelo equipado com Maemo. O desenvolvimento da plataforma de software da Finlândia, foi lançado há cinco anos. Analistas viram o sistema como um trunfo para o grupo no segmento de luxo, onde perdeu terreno nos últimos anos.

Vendas suplementares em vista para a Intel

A empresa disse que o sistema Symbian, que ainda domina o mercado de plataformas móveis, apesar de uma quota de declínio no mercado, irá continuar. Mas o novo sistema, chamado Meego, vai equipar os seus modelos mais sofisticados.

O acordo destina-se também a aumentar as chances de microprocessadores da Intel para equipar celulares da Nokia, que representam cerca de 40% das vendas em todo o mundo.

” Acreditamos que a parceria vai resultar (…) para a Intel em volume de vendas “, disse John Jackson, analista da CCS Insight.

As operadoras de telecomunicações estão a favor da redução do número de sistemas operacionais para reduzir seus custos de suporte, mas a tendência geral foi no sentido oposto, nos últimos anos.

Neste contexto, Linux ganha espaço: Google fez uso dele para desenvolver o Android e a Nokia o escolheu para o Maemo.

“Nenhum outro sistema operacional iguala a cobertura do Linux por parte dos fabricantes: ele está sendo implantado comercialmente por praticamente todos os grandes fabricantes de celulares, “do maior para o menor”, disse Morgan Gilli, diretor da LiMo Foundation, que lista todos os usuários da versão móvel do Linux.

Fonte:Reuters France

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: