Início > Gadgets > Nokia obtém a patente de bateria que carrega com o movimento

Nokia obtém a patente de bateria que carrega com o movimento


Energia é captada e gerada pelo movimento sofrido pela própria bateria.

Diferentemente do que a concorrência vem apresentando, como os painéis solares acoplados ao corpo do celular, a Nokia aponta com uma nova tecnologia que está desenvolvendo para carregar a bateria de celulares a partir de pequenos movimentos.

O conceito se baseia no uso de mecanismos de aproveitamento da energia cinética que é transferida para componentes instalados em trilhos que captam o movimento e transformam em energia elétrica. Nada muito novo, porém os mecanismos envolvidos percebem minúsculos movimentos e gerando energia de forma mais eficiente que irão carregar a bateria do celular, aparelhos a cada dia mais ávidos por energia elétrica.

A tecnologia não é nova, já é bem empregada em relógios de pulso ditos “automáticos”, objeto que irá demandar pouca energia em relação a um celular com tela brilhante, chips que emitem sinais Wi-Fi, 3G que consomem bastante energia.

A Nokia registrou a patente da aplicação, capaz de recarregar as baterias de seus smartphones e celulares a partir da movimentação delas durante a utilização dos aparelhos pelos usuários, de acordo com informações publicadas no site francês “MobiFrance” nesta segunda-feira (8).

De acordo com a patente obtida nos EUA, a tecnologia chamada “Piezoelectric Kinetic Energy Harvester” (ou “Coletor Piezoelétrico de Energia Cinética”, em português) é capaz de captar a energia gerada dos movimentos do aparelho feitos pelos usuários e utilizá-la para recarregar o dispositivo móvel automaticamente.

Piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem corrente elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O termo deriva da palavra grega piezein, que quer dizer espremer ou pressionar. O efeito piezoelétrico é reversível pois os cristais piezoelétricos, quando sujeitos a uma voltagem externa, podem sofrer variações de forma. A deformação, cerca de 0,1% da dimensão original em PZT, tem aplicações importantes, tais como a produção e deteção de sons, geração de altas-voltagens e geração de frequência eletrónica.

Exemplos de transformações mecânico-elétrica: Medidor de pressão; Isqueiro elétrico; Alarme antifurto; Agulha do toca-discos.

Exemplos de transformações eletrico-mecânica: Banho de ultra som; Nebulizadores; Aparelhos elétricos contra mosquitos; Auto-falantes; Aparelhos para destruir pedras nos rins.

A energia cinética já é utilizada para carregar a bateria de relógios há algum tempo, mas a Nokia dá um passo adiante, ao tentar colher a energia gerada por todos os movimentos que as baterias estão sujeitas, avaliou o site “Inquirer”.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: