Início > News > LHC volta a funcionar

LHC volta a funcionar


O grande colisor de particulas de Hadron, LHC voltou a funcionar na madrugada de Sábado(27/02) para o Domingo(28/02). Depois da pausa dada em 18 de Dezembro de 2009.  Em 2012 ele será desligado novamente pera reparos para que então volte a funcionar com força total em 2013.

Os cientistas esperam que o acelerador detentor de uma potência incomparável permita a descoberta de novas teorias sobre a nossa atual compreensão do que é o Universo e a Matéria.

Duas particulas dois feixes de prótons, circularam cada uma em sentidos contrários, sendo aceleradas no grande anel subterrâneo de 27 quilômetros de diâmetro que fica localizado entre a Suiça e a França. Os cientistas vão colidir as partículas com energias jamais vistas e analisar os resultados dessas colisões. O LHC vai funcionar com metade da potência, cerca de 7 TeV (Tera eletrovolt). A energia será mantida com esse valor até meados de setembro de 2011.

Área do LHC

Em seguida o colisor vai ser desligado e reconfigurado, para que volte a funcionar com a potência total, ou seja, 14 TeV. Mesmo funcionando a 50% de sua capacidade, os cientistas poderão fazer grandes descobertas.

Neste nivel de energia, os fisicos do CERN passarão a trabalhar com um Mundo totalmente novo e desconhecido. O principal concorrente do LHC é o acelerador de particulas americano do laboratorio Fermi que funcionou com 2 TeV, bem longe dos 7 TeV do CERN.

Viajando no desconhecido, com as colisões entre as partículas de protons à 7 TeV, a matéria estará em um estado extremo, próximo do que os cientistas especulam ser o que havia no instante logo após a explosão que segundo eles deu origem ao universo, o Big Bang, cerca de 13,7 milhões de anos.

Os Fisicos esperam também que isto determinar o aparecimento de partículas jamais detectadas por eles. O LHC poderá ser um instrumento que permitirá confirmar a existência do Bóson de Higgs.

Bóson de Higgs (ou Bosão de Higgs) é uma partícula elementar escalar maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula. É a única do modelo padrão que ainda não foi observada, mas representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares. Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um número ímpar) e bósons (partículas com spin inteiro).

Então posso dizer que talvez eu tenha uma resposta para todo esse caos que estamos vendo ou pelo menos uma leve invenção da minha mente criativa.

Terremotos, enchentes, tisunamis e tudo mais que ultimamente temos visto nos noticiários, talvez possa ser apenas a minha hipotese, mas não deixa de ser algo a se pensar, da outra vez que o LHC foi ligado, lembro bem que começaram a acontecer algumas coisas fora do comum, agora ele foi reativado e novamente começaram a acontecer coisas estranhas, pra quem é fã do seriado Lost, vai entender do que eu estou falando, pois na ilha de Lost tem o eletromagnetismo raro da Ilha que causa problemas nos aparelhos de navegação, ocasionando os acidentes comuns por lá.Fora os milhares de fenômenos inexplicáveis. alguém pode dizer que: “esse cara viaja muito” , mas costumo dizer que hoje em dia vivemos em um tempo onde a realidade começa a se mesclar com a ficção, pois acontecimentos do nosso dia a dia insistem em representar cenas de filmes, por exemplo as catástrofes exibidas em 2012 ou no filme o Dia depois de amanhã, ou então o aparato tecnológico (comunicador)que Doutor Spock utilizava, naquela época ninguém pensava em celular e hoje em dia a cada 3 meses podemos dizer que ele já está ultrapassado.

Não podemos achar que o que sai nos jornais é sempre um relato exclusivamente real, concreto e imparcial, pois o que é revelado depende do impacto que pode causar sobre a sociedade, o fato é que ao ser ligado mesmo em média potência esse colisor lida com uma energia que está muito longe do alcance da imaginação até mesmo do mais criativo dos seres humanos, o fato é que essa energia é extravagantemente enorme, o que sai nos jornais é a verdade que pode ser boa para os habitantes da Terra, ou seja, o que eles querem que seja publicado, assim ninguém pode de fato dizer que tudo está sob controle, pois quando se lida com o desconhecido, tudo que possa vir a acontecer torna-se resultado e aprendizado, tudo é apenas uma descoberta, será que estamos sendo vigiados pela galera da DHARMA, lá vem ele de novo com as histórias de Lost.

Na verdade ninguém nunca soube verdadeiramente que tipo de pesquisas são feitas na Área 51!!!E tantas outras áreas como essa que devem haver espalhadas pelo Mundo.

Ninguém pode dizer o quão ético é o ser humano na sua busca desesperada de explicar a criação da vida, na busca pelo novo, pela descoberta, por atingir novos limites ou limites considerados inatingíveis, para que cada país possa demonstrar perante as outras nações o poder do conhecimento, embora que não domine completamente, mas que possa ao menos demonstrar o poder de suas descobertas.

O fato é que desde os primórdios, homens descrentes e sem fé sempre procuraram explicar a criação humana por outro meio que não fosse DEUS, o mais interessante é que até hoje nunca chegaram a lugar algum, apenas teorias, Big Bang??? ta bom e quem produziu a energia que estava armazenada?? como pode algo explodir sem antes ter sido pertubado o seu estado inicial de repouso?? teoria da evolução??? Essa de fato é legalzinha, pois estamos sempre em constante evolução pelo menos é o que dizem!!! mas pra evoluir de algo, primeiro teve que existir o ser inicial, quem o criou??

Ciência e Fé andam em paralelo ou usando o titulo de um livro muito bom do Professor Filipe Aquino, o Ciência e Fé em Harmonia, alguns podem pensar que ele é professor de teologia ou algo do tipo, pois bem o cara sabe muito e mais um pouco, o Doutor Felipe, é graduado em matemática( já sou fã dele por isso matemática nível universitário é carrego, falo por experiência própria!!!), com mestrado em engenharia mecânica e doutorado na mesma área sendo que na UNESP-FEG e nada mais nada menos que o ITA – Instituto de Tecnologia Aeronáutica( fã ao quadrado), pra encerrar esse belo currículo tem pos-doutorado na UNESP, baita de uma bagagem cientifica.

Meu modo de pensar é que onde a ciência não consegue mais evoluir, construir ou modificar uma situação e provar o significado, entra a FÉ, pois ela por si só é suficiente, muitos dos grandes cientistas ao tentar provar a nâo existência de DEUS, curvaram-se diante de sua GRANDEZA, casos como o de Voltaire inimigo da fé católica que por obra do destino no fim da vida diante da Majestosa existência de DEUS teve que se converter e foi levado a dizer: “O Mundo me pertuba e não posso imaginar que este relógio funcione e não tenha tido um relojoeiro.” ou ainda como o Dr. Adolf Butenandt, prêmio Nobel em Bioquímica: ” Com os átomos de um bilhão de estrelas, o acaso cego não conseguiria produzir sequer uma proteína útil para o ser vivo.” Ou ainda como nosso bom e velho Einstein: “Deus não joga dados.” referindo-se ao fato de que o acaso é cego e não pode criar e ordenar nada.

Muitos gigantes da ciência, em todos os tempos, se curvaram humildimente diante do CRIADOR. Entre eles posso citar com base no livro do Professor Felipe Aquino, homens profundamentes religiosos como Copérnico, Galileu, Keppler, Newton, Louis Pasteur, Blaise Pascal, Andre M. Ampère, Max Planck(Nobel de Física, 1918- pela descoberta do quantum de energia), Andrews Milikan(Nobel de Fisica, 1923 -pela descoberta da carga elétrica elementar), Antoine Henri Becquerel(Nobel em Fisica, 1903-descobridor da radioatividade), Albert Einstein(Nobel de Fisica, 1921 – descoberta do efeito foto-elétrico, Erwin Schorödinger( Nobel em Fisica, 1933 – descobrimento de novas fórmulas da energia atômica). Para quem ainda quer acreditar em qualquer coisa que não seja DEUS e os que insistem em afirmar que a ciência explica a vida de outra forma, recomendo uma boa leitura deste livro e se esses nomes citados acima não tiverem autoridade suficiente para convencer, eu tenho certeza que só DEUS convence!!!!

Fonte:TSR

  1. 14 de março de 2010 às 11:51

    Até que enfim, eu achei que o “sonho do teletransporte” tinha acabado, usahusah, apesar de muitos diserem que o LHC pode ser perigoso, acho q é um “mal necessário”, pois é preciso arriscar para chegar onde se quer.

    Ótimo post !

    Curtir

  2. 14 de março de 2010 às 21:31

    Cara, sou a favor do desenvolvimento tecnológico, desde que ele seja feito com responsabilidade, se de fato o que eles pretendem é algo útil sou o primeiro a apoiar, mas se for apenas para demonstrar para o mundo quem pode mais do que o outro rejeito com todas as minhas forças.
    Sou de acordo com um pensamento que diz: Só e útil o conhecimento que nos torna melhores.
    Sabe lá o que esses carass tão querendo de fato, pois afinal de contas, todos nós sabemos que de médico e louco, todo mundo tem um pouco.

    valeu a Visita

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: