Início > Segurança > Relatório de segurança destaca ataques ao Android e ao Facebook

Relatório de segurança destaca ataques ao Android e ao Facebook


A fabricante de antivírus PANDA Labs divulgou seu primeiro relatório trimestral destacando os ataques às plataformas Android e Facebook. O sistema operacional do Google foi alvo de um ataque sistemático ao Android Market, com diversos aplicativos maliciosos disfarçados de legítimos. No caso do Facebook, a companhia cita o caso de um hacker que capturou e-mails e agora está na justiça, podendo pegar até seis anos de prisão.

O relatório também destacou as pragas digitais. Segundo a empresa, há 26% mais vírus criados por dia do que no mesmo período de 2010. O número total ficou em média 70 mil novas pragas por dia. Destas, 70% são cavalos de troia – pragas que não se espalham sozinhas, mas que normalmente dão o controle total do computador do usuário ao criminoso ou realizam roubo de dados. – Isso é preocupante se levarmos em conta a quantidade de emails, com apelos sociais, religiosos e etc, onde pedem que sejam repassados para a maior quantidade de pessoas, ou então vejam as fotos …. ou ainda o famoso golpe do cliente de banco, operadores de celular e etc, onde você é indusido a clicar em um link para verificar e passar seus dados para que seu nome fique limpo e dai começa a infestação.


O Brasil ficou em 8º no ranking de países mais “infectados” – o que não é uma surpresa, pois como sempre falo a inclusão digital permite o acesso a tecnologia mas em contrapartida permite também que todos sejam prováveis alvos de pessoas mal intencionadas, pois o por todos deve ser feito sim, mas tem que se ter uma politica de educação de utilização e de prevenção. Os dados são baseados nos exames do ActiveScan, o antivírus on-line da Panda. O país mais infectado é a China, seguido da Tailândia e de Taiwan. Segundo os dados, o Brasil está mais infectado que Eslovênia (9º), Argentina (14º), e Peru (19º). Mas eu acredito que vamos em busca de mais esse titulo, visto que cada dia mais recebo emails pedindo para que eu clicke no link, outro dia vi uma reportagem onde o cara demonstrava que com um simples arquivo enviado a uma pessoa ele passava a acessar tudo do computador da pessoa e inclusive usando a webcam para espionar a pessoa.

Quem quiser dar uma confirada no relatório completo que inclusive pode ser baixado no site oficial da Panda Labs.

Fonte: G1

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: