Início > Gadgets > Uma pelicula que pode revolucionar a eletrônica

Uma pelicula que pode revolucionar a eletrônica


Uma empresa francesa desenvolveu um uma película

transparente que funciona como painel solar.

Um pequeno avanço que poderá significar uma grande revolução. A empresa francesa Wysips desenvolveu a película fotovoltaica leve e transparente, capaz de carregar um celular com a luz solar. A demonstração foi feita com um smarthphone, mas qualquer superfície pode ser revestida com a película. Por exemplo uma janela, uma faixada, um carro ou até mesmo um notebook e eles poderão transformar a luz do sol em energia para recarregar suas baterias por um custo razoável.

Com o desenvolvimento desta tecnologia, futuramente os tecidos poderão ser revestidos e eles serão capazes de produzi energia. O rendimento é de cerca de 10%, ou seja 100 watts por metro quadrado. Quase cerca de 30% a menos que um painel solar clássico.

Seis horas para uma recarga total da bateria

Um protótipo de telefone equipado com essa película foi desenvolvido. As demonstrações provaram que a película, que tem uma espessura de 0,1mm não influencia as funções tácteis do aparelho. No estado atual o sistema ainda não permite a recarga integral da bateria do smarthphone, mais a autonomia do aparelho é bastante melhorada.

“Nós terminamos de fabricar um primeiro protótipo e daqui a seis meses nós fabricaremos as primeiras unidades em série. Como nós somos sob um modelo de licença não exclusiva, nossa tecnologia será acessível à todos os fabricantes.” Segundo Ludovic Deblois

Estes módulos solares permitirão de não aumentar a autonomia das baterias dos smarthphones, que a priori não serão jamais descarregadas. Os países em via de desenvolvimento são também alvos privilegiados pela empresa francesa. Wysips prevê vender cada película por menos de um euro aos fabricantes de produtos eletrônicos. Um preço modesto em consideração ao progresso que ele representa.

Segue um vídeo do teste. O sotaque é de um francês falando inglês. Mas da pra entender legal.

Fonte: Le point.fr

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: