Início > News > LHC vai parar para fazer Upgrade

LHC vai parar para fazer Upgrade


Com as pretensões de atinjir uma energia muito maior, o LHC vai passar por um upgrade, com isso os cientistas esperam ser capazes de confirmar com maior precisão a existência da “partícula de Deus”.

O LHC que fica situado na Europa, prepara-se para uma longa pausa de dois anos. Os últimos feixes de partículas, utilizados para analisar e estudar as condições que existiam no Universo imediatamente após o Big Bang. Esta é a maior pausa do equipamento desde 2009, quando o colisor de 10 bilhões de dólares foi construído.

No ano passado, o LHC foi responsável por trazer importantes indícios sobre a “partícula de Deus”, ou ainda, partícula de “Bóson de Higgs”, a qual representa a chave para explicar a origem da massa das partículas elementares na formação do Universo. O motivo da interrupção do LHC é técnico e tem a finalidade de aprimorá-lo para funcionar com energia cada vez maior.

Em Julho do ano passado, foi detectado pelo LHC uma nova partícula subatômica, com as características previstas para a partícula Bóson de Higgs. Partícula esta que os cientistas acreditam que tenha exercido um papel importante na expansão do Universo, após o Big Bang. Com o upgrade desses dois anos, espera-se que o LHC atinja uma energia muito maior, capaz de confirmar com maior precisão a existência da “partícula de Deus”.

Durante a pausa, para quem acha que os cientistas ficarão de pernas pro ar ou vão tirar férias, não se preocupem, pois eles não ficarão nem um pouco ociosos: eles têm nada mais nada menos que 100 quadrilhões de bites de dados armazenados para analisar. O número, segundo os especialistas, equivale a 700 anos de filmes em alta definição. Acho que 2 anos é tempo bastante pra analisar tudo isso.

Abaixo segue video que explica a pausa.

Fonte: Revista Galileu

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: