Início > News > Tinta que gera energia

Tinta que gera energia


Cientistas do reino unido estão desenvolvendo uma nova tinta com propriedades fotovoltaicas, a grande sacada aqui é que esta tinta será capaz de produzir eletricidade. Uma provável aplicação para esse tipo de tinta seria utilizar para pintar prédios, paredes e tetos permitindo às casas e aos escritórios do futuro, gerar a sua própria energia.

No Centro de Investigação de Energia Sustentável do País de Gales, os investigadores usaram técnicas de revestimento para cobrir edifícios com esta tinta composta por nanopartículas. É uma tinta em spray produzida a partir de nanomateriais, que aproveitam os raios do sol. Este revestimento capta a energia solar utilizando nanoestruturas de óxido de titânio, com células semicondutoras que imitam a fotossíntese de uma planta.

Eifion Jewell: “Na sua forma mais simples, podemos usar grafite de carbono, que é encontrada nas minas dos lápis e que é um bom condutor, mas temos de colocar outros materiais como prata, podemos fazer uma tinta prateada, que é condutora em estado seco.”

É usada uma máquina de aquecimento para experimentar o grau de secagem de diferentes materiais condutores. Este revestimento especial, aplicado em paredes e telhados, funcionaria como os painéis solares, que podem gerar e armazenar energia renovável.

Fonte: Euronews

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: