Início > Telecomunicações > Um feixe de luz que tem muito à dizer

Um feixe de luz que tem muito à dizer


Samuel Finley Breese Morse talvez não tivesse imaginado que suas invenções causassem um impacto tão grande para a humanidade e que ainda hoje na epoca onde emails, internet e tantas outras tecnologias revolucionam os metodos de comunicação, ela iria inspirar uma nova tecnologia que poderá revolucionar o campo das comunicações sem fios.

O novo modo utilisa a luz para transmitir as informações a distância. Recebendo assim o nome de Li-Fi, sendo está mais uma alternativa ao Wi-Fi.

No video abaixo vemos algumas aplicações possiveis com o uso dessa tecnologia que é vista por muitos como a nova revolução para as comunicações sem fio.

 

O inventor dessa tecnologia é o alemão Harald Haas, professor de Communicações movéis na universidade de Edimbourg.

O sistema funciona com a utilização de LED’s que transmitem a informação e os fotodiodos responsaveis pela recepção da informação transmitida, presença de luz representa 1 e a sua ausência o 0. A velocidade em que os LED’s piscam para o envio da informação é bastante rapida chegando a ser imperceptivel ao olho humano.

 

Dentre as inúmeras aplicações destacam-se os spots em museus onde o visitante faz o percurso utilizando um Tablet com o receptor de luz e a cada ponto onde tem uma obra com um spot, ao se aproximar do ponto de luz informações, videos ou fotos sobre a obra são enviadas para o tablet.

Ou até mesmo sistema de iluminação publica informativo ou de aeroportos, onde os usuarios ao se aproximar de uma parada de onibus com spots recebem a informação dos horarios dos onibus e percurso que ele faz.

Os pontos fortes dessa tecnologia é que ela poderia ser usada em aviões e que não teriam alguma influência sobre os aparelhos, poderia ser usada até mesmo em baixo da agua ( Wi-Fi não funciona ).
Mas como quase toda grande invenção nem tudo são flores, pois os mais pessimistas não estão muito satisfeitos com o fato de que é preciso um perfeito alinhamento para que haja a transmissão dos dados, além do fato de que a luz do sol pode causar interferência.

Fonte:Service Science et Technologie

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: